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terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

A GRANDE CIDADE ou AS AVENTURAS E DESVENTURAS DE LUZIA E SEUS 3 AMIGOS CHEGADOS DE LONGE

A Grande Cidade ou As Aventuras e Desventuras de Luzia e seus 3 Amigos Chegados de Longe, 1966, 80 minutos.

Mais um filme do Cinema Novo que assisti pela primeira vez. Foi tema da aula do Clube de Análise Fílmica (Cinema com Teoria), ministrada pelo Prof. Alisson Gutemberg, no dia 17/02/2022.

Faz parte da segunda fase do Cinema Novo, quando a temática girava em torno das grandes cidades, a modernização dos centros urbanos e o contraste entre ricos e pobres.

Dirigido por Carlos Diegues, mais conhecido como Cacá Diegues, tendo como protagonistas Anecy Rocha (Luzia), Leonardo Villar (Jasão), Antônio Pitanga (Calunga) e Joel Barcellos (Inácio).

Luzia chega no Rio de Janeiro, vinda do sertão, interior de Alagoas, para encontrar seu noivo que havia partido alguns anos antes. A única referência que tinha era que ele morava no Morro da Mangueira. Na subida do morro, conhece Calunga, nordestino, que vai ajudá-la em sua busca. Como tinha um endereço na Zona Sul onde morava uma família rica, foi até lá buscar emprego, mas não o conseguiu no primeiro momento, tendo que arrumar um lugar para ficar. Aí entra em cena Inácio, pedreiro, amigo de Calunga, também migrante nordestino, que a deixa ficar em seu cubículo por alguns dias. Enfim, ela encontra Jasão e se decepciona com a frieza do noivo. Jasão tinha um vida de assassino de aluguel, não querendo envolver Luzia em seu dia a dia. Ele mata um senador, sendo, então procurado pela polícia. O final, como era de se esperar, é trágico (o próprio cartaz assim indica).

Cacá Diegues foca na difícil vida do migrante nordestino nos anos 1960, que deixava o sertão árido para tentar a sorte na cidade grande. Lá chegando, tem que viver nas favelas, trabalhando como empregados domésticos, na construção civil ou fazer bicos. Também mostra que alguns vão viver de pequenos golpes, como o malandro Calunga, ou enveredar pelo crime, como o fez Jasão. Quando a família rica da Zona Sul aparece, é algo distante, nem mesmo o nome da mulher que atende Luzia é revelado para nós, os espectadores.

Diegues também mostra no filme algumas referências ao cinema, como o faroeste nas cenas em que aparece Jasão e suas duas pistolas em punho, inclusive com foto de procurado nos jornais como nos cartazes de procura-se nos filmes western. Outra cena interessante é o delírio de Inácio correndo, intercalado com cenas de miséria da população da periferia da cidade, que parece um filme mudo. 

Ainda há referência à mitologia grega com o nome Jasão do personagem vivido por Leonardo Villar. Diegues voltaria ao tema com o filme Orfeu, de 1999.

O crescimento e a modernização dos grandes centros urbanos brasileiros que teve início nos anos 1960 trouxe mazelas que até hoje convivemos com elas.

E quanto à situação política brasileira, o filme deixa claro, em determinadas cenas, que os militares estavam no poder e ostentavam o poderio com tanques e soldados nas ruas.

Vi, em 17/02/2022, no YouTube.


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