Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

O DESAFIO

O Desafio, 1965, 81 minutos.

Escrito e dirigido por Paulo Cezar Saraceni, tendo como atores Isabella (Ada), Oduvaldo Viana Filho (Marcelo), Sérgio Britto (Mário), entre outros.

Filme tema, junto com Terra em Transe, de Glauber Rocha, da segunda aula do curso que faço sobre o Cinema Novo com o Prof. Alisson Gutemberg, do Cinema com Teoria. Não conhecia O Desafio e foi uma grata surpresa.

Produzido logo após o golpe militar de 1964, O Desafio, inteligentemente, tem como trama uma história de dois amantes, Ada e Marcelo, com as questões políticas da época ditando os rumos desta relação. Ada é casada com um industrial do setor têxtil, rica, mas infeliz em sua rotina monótona de festas, recepções, onde tem que fazer caras e bocas. Ela encontrou em Marcelo um alento e um escape para sua vida chata. Marcelo trabalha em uma revista, é jornalista, tenta escrever um livro, mas sua preocupação com as consequências do golpe na vida social do país o deixam frustrado e sem perspectivas. No entanto, Marcelo não encarna o povo no filme, pois está mais para a intelectualidade. Amante da literatura, sempre declamando versos de poesias, e das artes cênicas, quando tem a oportunidade de ver uma sessão do espetáculo Opinião que fez estrondoso sucesso no Rio de Janeiro na década de 1960, tendo Maria Bethânia debutando nos palcos cariocas. Inclusive há uma cena com Bethânia no palco cantando Carcará, uma música emblemática para o período. Sem dizer nada diretamente, a música indica a situação vivida no Brasil nos anos 1960.

É importante ressaltar que tudo isso ocorreu antes do AI-5, quando a repressão e a censura tomaram proporções gigantescas. Talvez este filme não passasse pela censura se fosse lançado após 1968.

No curso de novembro, tivemos aulas sobre a Nouvelle Vague francesa, quando pude ir mais a fundo em alguns filmes, entre eles O Demônio das Onze Horas (Pierrot, le Fou), de Godard, lançado em 1965, ou seja, no mesmo ano de O Desafio. Há muitas semelhanças estéticas e de cenografia. Até mesmo com o casal protagonista de ambos os filmes, com mulher burguesa, aborrecida com sua vida, e o homem com aspirações artísticas.

Vi, em 09/02/2022, no YouTube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário