Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

PLANEJANDO A VIAGEM PARA A ARGENTINA

Depois de emitidos os bilhetes aéreos para Buenos Aires, Argentina, começamos os preparativos para a viagem. Gastón ficou responsável por propor as cidades para onde iríamos, e fazer as reservas dos hotéis, além de também separar alguns bares e restaurantes para conhecermos.

Inicialmente, as cidades que escolhemos foram Buenos Aires (2 noites), Federación (3 noites), Rosário (3 noites), Córdoba (3 noites) e novamente Buenos Aires (2 noites).

Nossa exigência para os hotéis: ter ar condicionado, pois o calor na Argentina nesta época é muito forte, café da manhã incluído na diária, ter piscina, ser bem localizado, podendo visitar locais de interesse a pé.

Ao comentar sobre a viagem com nossos amigos Emi e Rogério, eles se interessaram em também ir. Conseguiram emitir passagens com milhas pela Smiles, mas saindo de Belo Horizonte no dia 03/01/2022, um dia após nosso voo de ida. A volta seria no mesmo dia, mas em voos diferentes.

Consultando as informações oficiais do governo argentino, verificamos os documentos obrigatórios para viajar no período de nossa viagem:

1. Seguro saúde cobrindo todo o período da viagem com atendimento em caso de Covid 19 incluído.

2. Teste RT-PCR negativo feito até 72 horas antes do dia da viagem.

3. Preencher, on-line, no site do governo argentino, nas 48 horas anteriores à viagem, uma declaração juramentada para ingresso no país.

4. Passaporte ou documento de identidade brasileiro (só vale a Carteira de Identidade).

5. Certificado de vacinação contra a Covid 19 com as doses completas indicadas pelos fabricantes, sendo que a última dose deveria ter sido tomada, no mínimo, quatorze dias antes da viagem.

6. Não ter sintomas gripais.

No intervalo entre o Natal e o Réveillon, fomos atrás dos documentos cujos prazos deveriam ser respeitados. Resolvemos tirar Córdoba desta viagem, pois calculamos o tempo que gastaríamos em viagem de carro para o trajeto Córdoba-Buenos Aires, mais de sete horas, com dias muito quentes. Deixamos para outro oportunidade. Jogamos as noites que seriam de Córdoba para Buenos Aires, onde há muita coisa para fazer.

Em 24/12/2021, emitimos o seguro saúde, com cobertura de complicações devido à Covid 19, pelo site da Assist Card, para o período de 02 a 15/01/2022. Os dois seguros ficaram em R$ 1.017,54, que dividimos em 12 vezes no cartão de crédito.

Como nosso voo de ida era no dia 02/01/2022, entendi que as 72 horas antes do dia da viagem se dariam no dia 30/12/2021. Fizemos uma consulta virtual no dia 29/12/2021, conseguindo os pedidos de exames RT-PCR.

Na manhã do dia 30/12/2021, eu e Gastón fomos ao Laboratório Hermes Pardini, unidade Prado, onde sempre está vazio. Quando chegamos, não tinha ninguém para ser atendido. Fizemos os procedimentos na máquina de autoatendimento. Nem deu tempo para eu me assentar, pois fui chamado imediatamente. Era a terceira vez que fazia o exame do cotonete gigante sendo enfiado nas minhas duas narinas. A vontade de espirrar foi grande desta vez, mas segurei para não atingir a atendente. O resultado sairia em até 24 horas.

Na manhã do dia 31/12/2021, consultei o App do Hermes Pardini pelo celular. Já tinha saído o meu resultado do RT-PCR: negativo. O de Gastón somente saiu no início da tarde, também negativo. Imprimi os dois resultados, juntando aos já impressos comprovantes de seguro saúde, certificados de vacinação contra a Covid 19 e passagens aéreas.

Neste mesmo dia, acessamos a página do governo argentino e preenchemos, on-line, a declaração juramentada para entrada no país. O formulário preenchido é enviado para nosso e-mail. Recebemos em questão de minutos. Também os imprimi.

Tentamos fazer o check in, tanto na Azul, quanto na Aerolíneas Argentinas, mas sem sucesso. Era necessário fazê-lo presencialmente no aeroporto, justamente por causa da necessidade de apresentar todas a documentação citada acima.

Gastón reservou, no site da Localiza, um carro médio para o período de 04 a 10 de janeiro de 2022. Não havia possibilidade de parcelar no cartão, motivo pelo qual decidimos pagar no momento da retirada do carro, no Aeroparque, pois dividiríamos os custos com nossos amigos Rogério e Emi.

Faltava apenas arrumar as malas. Pensando nos trajetos de carro, resolvi levar apenas uma mala de mão e uma mochila. Gastón optou por uma mala grande, uma mala de mão e uma mochila.

Fiz a mala no primeiro dia de 2022. Consegui colocar tudo o que precisava para 13 dias em uma mala de mão. Tenho uma balança digital para pesar malas. Minha mala pesava 10 quilos, peso suficiente para levá-la à bordo.

Neste mesmo dia, reservei um táxi da Coopertramo para nos levar de casa para o aeroporto de Confins. Combinei para o carro estar na porta de casa às 10:00 horas do dia 02/01/2022, domingo. Valor: R$ 146,00.

Finalizamos o dia com tudo pronto, aproveitando para ver o mais novo filme de Almodóvar, Madres Paralelas, que já postei meus comentários aqui no blog.



Nenhum comentário:

Postar um comentário