Na primeira semana de outubro de 2021, eu e Gastón decidimos viajar para a Argentina no início de 2022.
Eu tinha 298.000 milhas na Smiles. Para mim, era mais do que suficiente para emitir duas passagens ida e volta, saindo de Belo Horizonte.
Nossa decisão foi por passar o Réveillon 2021/2022 em nossa casa e viajar no domingo, dia 02/01/2022, com retorno no dia 15/01/2022, um sábado. Seriam 13 dias de viagem, parte dela com parentes de Gastón.
Consultando as opções de voo e valor em milhas pela Smiles, fiquei assustado com a quantidade absurda que estavam pedindo em milhas, bem como com as parcas opções de voo. Antes de decidir, ainda pesquisei os valores, em reais, voando por Gol, Qatar Airways e Bristish Arways. Um outro absurdo. Ida e volta ficava em torno de R$ 11.000,00 para nós dois. Voltei para o site da Smiles e emiti os bilhetes, em 06/10/2021, da seguinte forma:
Ida - dia 02/01/2022 (domingo), saindo de Confins (CNF) às 06:25 horas, com destino a Brasília (BSB), onde chegaríamos às 07:25 horas (voo Gol 1701). Conexão de uma hora e cinco minutos, pegando o voo Gol 7688, às 09:50 horas, com destino a Ezeiza (EZE), cujo horário previsto de chegada era às 13:30 horas.
Volta - dia 15/01/2022 (sábado), saindo de Ezeiza (EZE), às 11:15 horas, no voo Gol 7453, chegando em Guarulhos às 14:00 horas. Conexão de três horas e quarenta e cinco minutos. Voo Gol 1324, saindo de Guarulhos (GRU), às 17:45 horas, chegando em Confins (CNF), às 18:55 horas.
Para os bilhetes, usei o montante de 293.000 milhas, praticamente zerando meu saldo, e ainda pagando uma parte das taxas de embarque no cartão de crédito, no valor de R$ 358,00.
Com os bilhetes na mão, ficou por conta de Gastón planejar a viagem, reservando hotéis e propondo as cidades que visitaríamos.
Em 17 de outubro, ou seja, 11 dias depois da emissão dos bilhetes, recebemos um e-mail da Gol informando que, por motivos operacionais, nosso voo havia sido cancelado, indicando uma nova opção. Ao acessar a página da Gol, via App no celular, foi-me apresentada uma única opção, desta vez saindo de Confins no mesmo dia 02/01/2021, só que às 07:00 horas, fazendo uma conexão em Guarulhos, onde ficaríamos por cinco horas, pegando um voo para o aeroporto mais central de Buenos Aires, o Aeroparque. Não havia nenhuma informação sobre o voo da volta. Como não havia outra opção, pois pesquisei no site da Gol, aceitei a alteração proposta. Então começaram o inferno e os prejuízos.
No dia seguinte, consultei, por ansioso que sou, o App da Smiles, constatando que só tinha o voo da ida. Nada de volta. Entrei em contato, depois de muito esperar, com o atendimento da Smiles e a atendente se limitou a dizer que eu havia aceitado a troca proposta pela Gol. Não adiantou argumentar que eu tinha comprado passagem de ida e volta e que a troca foi só da ida, tendo desaparecido a volta. Para não esquentar mais a cabeça, acessei o site da Decolar, pesquisei voo de volta mais barato no dia 15/01/2022, e comprei duas passagens para o dia 15/01/2022, saindo de Aeroparque (AEP) às 15:00 horas, chegando em Guarulhos às 17:45 horas. Voando Aerolíneas Argentinas, voo 1242. Por tais bilhetes, pagamos a bagatela de R$ 3.386,28, dividido em nove parcelas no cartão de crédito.
Se incluísse o trecho Guarulhos-Confins, encareceria muito o valor das passagens. Assim, transferi milhas que tinha no programa Livelo, garantindo quantidade suficiente para emitir, também em 25/10/2021, o bilhete GRU-CNF, dia 15/01/2022, saindo às 22:25 horas de Guarulhos no voo Gol 1326, chegando em Confins às 23:35 horas. Valor em milhas: 24.800 milhas, mais R$ 160,00 de taxa de embarque, pagos com cartão de crédito.
Parecia resolvido.
Eis que, em 24/12/2021, resolvi checar se tudo estava correto com os voos, tanto de ida, quanto de volta. A volta, com Aerolíneas Argentinas estava ok e deu até para marcar os assentos. No entanto, o voo da ida, com a Gol, tinha sido cancelado, com opções horríveis de voos para escolher. A melhor delas nós demoraríamos quase 48 horas para chegar em Buenos Aires. Nunca recebemos e-mail informando de tal cancelamento.
Fiquei de cabeça quente, levantei, dei uma volta pela casa, retornei para o computador, decidindo comprar um novo bilhete de ida, e pedir o reembolso de toda a passagem emitida pela Gol. Novamente site da Decolar, novamente o voo mais barato (estava um valor absurdo!!), novamente Aerolíneas Argentinas. Preferimos comprar o trecho completo Confins-Aeroparque, com conexão em Guarulhos.
Assim ficou nosso novo voo de ida:
Dia 02/01/2022 (domingo) - saindo de Confins às 13:05 horas, voo Azul AD 4236, chegando em Guarulhos às 14:20 horas, onde ficaríamos por quatro horas e quarenta minutos. O novo voo sairia de Guarulhos às 19:00 horas, voo Aerolíneas Argentinas 1243, chegando em Aeroparque às 21:55 horas.
Por essa nova passagem, pagamos R$ 5.197,00, incluindo taxas de embarque, pagos no cartão de crédito. Valor dividido em onze parcelas.
No mesmo dia 24/12/2021, tentei, incialmente, fazer o pedido de reembolso pelo site, mas a página não rodava. Então, tentei entrar em contato com a Smiles por telefone por diversas vezes. Uma delas, deixei o celular no viva voz por uns cinquenta minutos, quando, enfim, fui atendido. Assim que o atendente disse alô, a ligação ficou muda e caiu. Desisti deste canal e fui para o chat da Smiles na internet. Também houve uma longa espera para ser atendido. Depois de uns quarenta minutos esperando, pois o sistema da Smiles estava dando problemas (sempre usam esta desculpa), a atendente me informou que estava com dificuldades para cancelar a reserva, perguntando se eu aceitava um cancelamento manual. Desta forma, o retorno das milhas não ocorreria no mesmo instante, mas demoraria até 72 horas para aparecer no meu extrato. Aceitei. Em seguida, ela me passou o número do protocolo, dizendo que o cancelamento estava feito e que o reembolso das taxas de embarque seria analisado por uma área específica da Smiles.
Em 48 horas, foram creditadas 247.400 milhas.
Somente em 18/01/2022, ou seja, depois que já tinha retornado da Argentina, as 45.600 milhas que usei para pagar parte da taxa de embarque foram creditadas de volta em minha conta Smiles. Neste dia, recebi um e-mail informando que o valor de R$ 358,00 da taxa de embarque seria estornado no cartão de crédito que usei para pagá-lo em até duas faturas seguintes.
Hoje, 02/02/2022, ainda não foi estornado tal valor na fatura de meu cartão de crédito. Aguardarei a fatura de março fechar.
Final da história: pagamos o absurdo de R$ 8.583,28 pelas passagens ida e volta de Belo Horizonte para Buenos Aires. Valor muito superior ao que gastamos em nossa última viagem internacional, para a Europa.
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