domingo, 19 de janeiro de 2014

DE HOEDSPRUIT PARA JOAHNNESBURG

Nosso voo para Joahnnesburg estava marcado para 06 de janeiro de 2014, às 13:50 horas. Chegamos bem mais cedo no aeroporto de Hoedspruit, antes de meio dia. Aquele aeroporto nada se parece com um aeroporto. O local do check in mais parece uma agência apertado dos Correios, com um monte de bagagens amontoadas do lado de trás do balcão. Os atendentes são bem rápidos, nem verificam peso das malas. Não há um local de espera somente para os passageiros. Há salas de espera, com sofás, poltronas, bancos de madeira, além de um amplo pátio interno, cheio de árvores e mesas com ombrelones, onde as pessoas comem, bebem, fumam, conversam, enquanto esperam seus respectivos voos. Ainda há uma lanchonete, uma loja de souvenir e uma casa de câmbio, mais procurada por quem chega ao local. Estava tudo lotado. Foi difícil arrumar um local para sentar. Era o pessoal do voo das 10:30 horas que ainda não tinha embarcado. Sinal de que nosso voo também atrasaria. Dito e feito. Saímos após as 15 horas. Assim que chamaram para o embarque, sem sistema de som, passamos por uma revista de bolsas no método antigo, ou seja, nada de passá-las em máquina de raio X. Tive que abrir minha bolsa para uma olhada meia boca do funcionário da segurança do aeroporto, que se limitou a dar uma olhadela por cima do primeiro fecho que abri, perguntando-me se tinha arma de fogo ou objeto perfuro-cortante comigo. Resposta negativa, segui em frente com minha mala de mão, que, como na vinda, foi recolhida na porta do avião. Voo tranquilo, sem turbulências, com uma hora de duração. No enorme e bonito aeroporto de Joahnnesburg, o desembarque foi remoto devido ao tamanho da aeronave. Antes de entrarmos no ônibus esperamos a mala de mão que logo nos foi entregue ao pé da escada do avião. Esperamos pouco na esteira a saída de nossas malas, que vieram praticamente juntas. Tínhamos um temor quanto ao nosso traslado, pois seria feito mais uma vez pela Akilanga, que nos dera um bolo na chegada em Cape Town, mas a placa com o nome de Vera estava visível quando deixamos a área de entrega de bagagens. Eu precisava fazer câmbio. Tive que sair do Terminal 2, onde chegamos, e ir até o Terminal 1, local dos voos internacionais e onde estão as casas de câmbio. Troquei apenas U$ 100, recebendo R928,32. Cláudia e Vera ficaram no Terminal 2, onde sacaram dinheiro no caixa automático. Enquanto isto, o motorista, que tinha cara de poucos amigos, foi buscar o carro que nos levaria até o hotel Radisson Blu. Encontrei as amigas e saímos do aeroporto, esperando o traslado do lado de fora. Qual foi nossa surpresa negativa quando o motorista encostou em carro de passeio para nos transportar. Mais uma falha da Akilanga. No porta malas não coube tudo. Uma mala de mão teve que ir atravessada no assento de trás entre eu e Cláudia. O trajeto do aeroporto até o hotel foi feito em torno de quarenta minutos. O motorista ia em alta velocidade pela via expressa, ao mesmo tempo em que discava e falava ao celular. Chegamos sãos e salvos ao hotel. Ele fica no bairro de Sandton (corner of Rivonia Road and Daisy Street). No térreo nos informaram que a recepção ficava no 13º andar. Elevadores modernos, daqueles que tem que apertar o andar que se quer ir do lado de fora, sendo indicado no painel o elevador que irá nos levar. Dentro da cabine, nenhum painel com botões para apertar. O hotel tem decoração moderna, com móveis de design arrojado. O check in foi rápido. Ficamos no 18º andar. Eu no 1830, Cláudia e Vera no 1802. Entre nós, apenas um quarto. Mesmo com uma distância maior, o sinal do roteador funcionava bem. Se não pegasse, não tinha problema, pois o wi-fi do hotel é gratuito, podendo ser utilizado o mesmo login e senha em até quatro dispositivos por apartamento. O quarto é bem grande, com amenities com um forte aroma cítrico, o que me deu tosse rapidamente. Não pude usá-las. Já era final de tarde. Não dava para nem ir ao maior shopping da África, que ficava bem próximo do hotel, pois o comércio em Joahnnesburg fecha às 18 horas. Combinamos de sair apenas para nosso jantar, marcado para 20:30 horas no Wombles, uma steak house.