domingo, 19 de janeiro de 2014

LICORISH BISTRO - GASTRONOMIA EM JOAHNNESBURG

E chegou a nossa última noite na África do Sul. 07 de janeiro de 2014, terça-feira. Jantar reservado por e-mail no restaurante Licorish Bistro, do chef Jacques Fourie. Um pouco de tensão no ar porque ele era localizado em um shopping não muito perto do hotel chamado Nicolway Shopping Centre. Resolvemos pegar a mesma van do hotel, pois estávamos receosos de pegar um táxi que não soubesse o endereço exato. Cobraram pela corrida R350 (R$ 76), um absurdo pelo que tínhamos pago na noite anterior para o mesmo motorista. Vida de turista! Demorou para chegar ao shopping que já estava fechado, permanecendo abertos somente os restaurantes, que tem acesso separado para o restante do centro de compras. É um restaurante atrás do outro, a maioria com pouco movimento. No Licorish, o movimento era grande. Fomos acomodados em uma mesa encostada no biombo vermelho que servia de espaldar para quem sentasse no sofá. Atendimento primoroso, com garçons sempre atentos às mesas. Para finalizar nosso ótimo dia, nada como um bom vinho. Escolhemos um tinto na enxuta carta do restaurante. Nossa opção recaiu no Hannibal 2012 (R390 - R$ 84,60), elaborado com 39% de sangiovese, 35% de pinot noir, 10% de nebbiolo, 9% de shiraz, 4% de barbera e 3% de mourvèdre. Bem alcoólico, tendo 14,5 graus, é elaborado pela vinícola Bouchard Finlayson, na região de Walker Bay, em Western Cape. Vinho potente, pedindo uma boa carne vermelha. Foi o que fiz, ao escolher, no também enxuto menu de pratos, um filé de avestruz. Antes, porém, compartilhamos uma entrada, goats cheese samoosas with beeroot chutney, caramel onions, sundried figs and micro greens (R65 - R$ 14). Eram samosas, aqueles pasteis indianos, recheados com queijo de cabra, acompanhados de um delicioso chutney de beterraba, cebolas caramelizadas, figos secos e folhas verdes precoces. De comer rezando de tão bom. Em seguida, o prato principal, ostrich fillet (R145 - R$ 31,40), ou seja, filé de avestruz flambado e servido com um vol au vent com mostarda, croquete de batata doce e geleia de cebola roxa. Uma deliciosa explosão de sabores no paladar. O filé de avestruz estava muito macio, bem temperado e casou perfeitamente com os sabores doces dos acompanhamentos do prato. E a harmonização com o vinho foi primorosa. Não pedi sobremesa e nem café. Era chegada a hora de pedir a conta. Valor total, incluída a gorjeta de 12,5%, de R1.110 (R$ 241). Fechamos com chave de ouro a nossa viagem. Enquanto esperávamos o táxi pedido pelo restaurante, ficamos discutindo o porque do Licorish não estar em local mais exclusivo. Não chegamos a nenhuma resposta. Talvez seja por causa da segurança que o shopping proporciona, tendo em vista a tão falada violência na cidade. O táxi chegou. Era todo adesivado de zebra. Que ótima despedida esta nossa. O motorista era educado e gentil, nos entregando seu cartão caso necessitássemos de um táxi. O nome da empresa era Zebra Cabs. A corrida ficou em R150 (R$ 32,50), sinal de que realmente o hotel cobra um preço extorsivo para usar o seu serviço de táxi. No quarto, ainda tomei um banho, pois o sono não vinha. No dia seguinte, acordamos cedo, tivemos um leve estresse por causa da Akilanga que não chegou no horário marcado (atrasou meia hora), mas chegamos a tempo no aeroporto para as compras finais, onde achei uma pulseira igual a que tinha perdido no primeiro museu visitado durante nosso city tour em Joahnnesburg.
Fim de uma viagem sensacional. Já pensando na próxima...

ostrich fillet

Endereço: Shop U 32, Nicolway Shopping Centre, Joahnnesburg, África do Sul.
www.licorish.co.za
Contatos: +27 11 706 0991 - jacques@licorish.co.za
Especialidade: cozinha contemporânea, com elementos de fusão, so o comando do chef Jacques Fourie.