quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

NA PRAIA DOS PINGUINS AFRICANOS - BOULDERS BEACH

Do Cabo da Boa Esperança fomos direto para a pequena cidade chamada Simon's Town, cuja principal atração é sua colônia de pinguins africanos. Tiane estacionou o carro e caminhamos um pequeno trecho a pé em direção à entrada da praia, em trecho totalmente totalmente fechado aos banhistas. Na rua de acesso à entrada da praia dos pinguins, muita gente descia com sorvetes nas mãos. Notei que em todas as casas de ambos os lados placas de "vende-se sorvete artesanal". Deu vontade de experimentar um, mas estava quase na hora do almoço. Seguimos para a praia dos pinguins. Paga-se para entrar. O ingresso individual custa R55 (R$ 12). Na verdade, fizeram uma espécie de parque cuja atração soberana é o pinguim só encontrado na África do Sul, especialmente em ilhas. Ele tem umas pintas pretas na barriga que o identifica como sendo um pinguim africano. No local, há uma passarela de madeira que possibilita ao turista percorrer toda a extensão onde vivem tais pinguins sem interagir com eles. A passarela nos permite ficar bem próximos destes adoráveis bichinhos. A praia se chama Boulders Beach por causa das pedras arredondadas que despontam tanto na água quanto na areia, lembrando cabeças carecas. Boulders Beach está na False Bay. A parte para banhistas se localiza à esquerda deste parque. Ficamos por volta de meia hora no local, tirando muitas fotos e observando os pinguins nadarem, saírem do mar, andarem de forma desajeitada pela areia, tomarem sol e namorarem. Alguns ficam parados por muito tempo, como se fossem estátuas. Na saída, vimos que há uma loja de souvenir, mas não quisemos entrar. A fome já falava alto. Voltamos para o carro. Em frente ao estacionamento existe uma feirinha com várias barracas vendendo artesanato, local de passagem obrigatória para quem quer tomar um sol na praia e dar um mergulho no mar. Achei interessante uma barraca que vendia ovos de avestruz enfeitados, mas deixei para comprar em outra oportunidade. No carro, indo para o restaurante que Tiane havia reservado, ele nos disse que os pinguins estão ali desde o início dos anos oitenta e se reproduzem muito rápido, mesmo tendo como principal predador o tubarão, outro habitué nas proximidades. Hoje existem cerca de 2.500 pinguins em Boulders Beach. Embora todos achem os pinguins bichos fofos, os moradores de Simon's Town, especialmente aqueles com casa perto da praia, não os apreciam, pois durante a noite eles costumam invadir os jardins das casas, destroem as coisas, fazem muita sujeira e muito barulho. Para nós turistas, eles são e sempre serão fofos.