sábado, 18 de janeiro de 2014

NOBU AT ONE & ONLY - GASTRONOMIA NA CIDADE DO CABO, ÁFRICA DO SUL

Noite de 02 de janeiro de 2014. Prontos no hall do Strand Tower Hotel às 21:40 horas para pegarmos um táxi até o hotel One & Only, localizado na vizinhança do Waterfront, onde tínhamos reserva feita duas horas antes para jantar no Nobu at One & Only, do famoso chef Nobuyuki Matshuhisa. Já havia um táxi no ponto. O carro era engraçado, pois estava adesivado com uma propaganda de um novo sanduíche do McDonald's com inspiração mexicana. No capô do táxi havia um sombrero mexicano. O preço da corrida, R50 (R$ 10,80), foi anunciado pelo taxista assim que entramos no carro. O trajeto é curto, algo em torno de dez minutos. Da velocidade em que estava, o motorista entrou na porte-cochère do hotel One & Only sem notar que havia um quebra-molas. Quase voamos e ele fez brincadeira disto. Descemos do carro. Notei que estava sem minha máquina fotográfica e sai gritando atrás do táxi. Ele parou já dizendo "não roubei nada!". Disse que achava que tinha deixado cair minha máquina quando ele passou voando pelo quebra-molas, mas não a encontrei. Mais tarde, vi que a tinha esquecido na mesa do quarto do hotel. O acesso ao restaurante fica no mesmo piso da entrada. Ele tem dois andares. Assim que nos apresentamos, fomos conduzidos para a parte de cima, uma espécie de lounge onde um bar faz sucesso. São poucas mesas neste andar, todas elas em fila encostada no parapeito com ampla visão para o salão principal do restaurante. O pé direito deste principal salão é digno de nota. A decoração é moderna, com luz em tom amarelado. Decidimos que aquela noite não seria de vinhos. Todos escolhemos drinques no cardápio de bebidas. Para começar, pedi um copo de Coca Cola (R22 - R$ 4,80) e, depois, compartilhei com Vera e Cláudia uma garrafa de 750 ml da água mineral sem gás Panna (R70 - R$ 15,20). Meu drinque foi um Nobu Mojito (R95 - R$ 20,60), feito com rum Havana Blanco, Grand Marnier, limão fresco, menta, servido em copo alto. Estava muito bom. Para o jantar, escolhemos o Chef's Special Omakase (R895 - R$ 195), o principal menu degustação, com oito pratos, sendo um deles a sobremesa. Não anotei os nomes dos pratos, o que me impede de descrevê-los pormenorizadamente aqui. Começamos com um trio de ceviches, dos quais gostei muito do feito com salmão. Depois foi servido um carpaccio de carne de boi com gergelim preto e branco, além de chips de batata doce. Não apreciei. Em seguida, bacalhau servido em pequenos pedaços junto com uma salada de folhas verdes. Achei saboroso, mas sem grande impacto no paladar. Depois veio um stinco de cordeiro, servido com vagem e uma massa de batatas. Bem temperado, cozido no ponto. O próximo prato foi uma sopa clara, que estava rala e sem sabor. Dei apenas uma colherada, deixando o restante no prato. Vegetais no vapor foi o prato em sequência, para depois vir o último prato salgado, cinco unidades de sushi. Para mim, o melhor da noite. Simples, sem invencionices, muito bom. Não quis a sobremesa. Sempre tive vontade de conhecer a comida do Nobu e fiquei um pouco decepcionado. Estávamos muito cansados do dia intenso que tivemos visitando as regiões de Stellenbosch e de Franschhoek. Solicitamos a conta, sem café. Total de R3.600 (R$ 780,60), incluída a gorjeta de 12,5%. Na saída, pedimos um táxi na portaria do hotel. Mais uma corrida sem taxímetro, quando pagamos os mesmos R50 (R$ 10,80) da ida. Era hora de descansar para desfrutarmos, no dia seguinte, de nosso último dia em Cape Town.

ceviche de salmão

sushis sortidos

Endereço: Dock Road, One & Only Hotel, Victoria & Alfred Waterfront, Cape Town, África do Sul.
Contatos: +27 21 431 4511 - restaurant.reservations@oneandonlycapetown.com
Especialidade: culinária japonesa, com toques de fusion cuisine, especialmente com pratos peruanos, sob o comando do chef Nobuyuki Matshuhisa.