domingo, 19 de janeiro de 2014

WOMBLES - GASTRONOMIA EM JOAHNNESBURG

Não tínhamos muitas referências para restaurantes em Joahnnesburg, ao contrário do que tínhamos para Cidade do Cabo. Depois de algumas pesquisas, Cláudia achou o Wombles, uma steak house bem avaliada no Tripadvisor. Ela providenciou a reserva ainda no Brasil. Pedimos um táxi no concierge do Radisson Blu e este nos encaminhou para uma van do próprio hotel. Cobraram R250 (R$ 54) para nos levar até o restaurante, cujo endereço nenhum dos funcionários do hotel que estava na entrada do prédio sabia chegar. Depois de conversarem entre eles, lá fomos nós. O trajeto foi longo. Chegamos na 3rd Avenue, local onde há um restaurante atrás do outro. O motorista diminuiu a velocidade para procurar o Wombles. Quando o vimos, pedimos para parar o carro, mas ele preferiu nos deixar na porta, dando uma pequena volta para fazer o retorno. Passou pela frente do restaurante, parando mais adiante, alegando que ali era por onde se entrava. Na verdade, ele confundiu Wombles com um supermercado cujo nome é parecido. De toda sorte, o erro foi bom, porque lá havia um caixa automático e Cláudia precisava sacar dinheiro, já que no aeroporto houve um problema de conexão com a rede de seu banco. Caminhamos até a entrada do Wombles, onde um homem abriu os portões para nós. Portas fechadas, sinal de que realmente a questão da violência da cidade é um fator preocupante. Com a reserva confirmada, levaram-nos até nossa mesa. A casa tem decoração pesada, remetendo a interiores de casas inglesas, com vários salões. Estava lotada. Quem nos pareceu o maitre veio dar as boas vindas e explicar o cardápio, mas pouco entendi de seu inglês. O serviço é ótimo, com garçons atenciosos, atentos e muito prestativos. Os pratos não demoram a chegar e quando são mais lentos para ficar prontos, eles avisam no ato do pedido. Começamos com água mineral com e sem gás da marca Natura, garrafas de 750 ml (R28 - R$ 6,00, cada garrafa), para acompanhar o vinho tinto Le Riche 2011, produzido em Stellenbosch com a casta cabernet sauvignon (R375 - R$ 81,30). Depois de beber este vinho, tirei a conclusão que os vinhos brancos sul-africanos são bem melhores do que os tintos. Como cortesia da casa, serviram um cesto de pães com três tipos de manteiga: normal, com achovas e com alho. Sinceramente não percebi quase nenhuma diferença entre elas.

De entrada, repeti um prato que tinha comido em Cape Town, o avocado ritz (R90 - R$ 19,50), ou seja, pedaços de abacate cortados em lâminas com camarões grelhados e molho rosé por cima. Nada mais do que uma releitura simples da cascata de camarões, iguaria que teve seu auge no Brasil e que hoje é considerada brega. Estava digno, não mais do que isto. Como prato principal, já que estava em uma casa especializada em carnes na brasa, pedi 350 gramas de sirloin (R150 - R$ 32,50), acompanhado de cogumelos frescos fritos (R30 - R$ 6,50). Uma carne macia, assada no ponto certo, aquele rosado por dentro com um pouco de sangue derramando no prato. Os cogumelos eram sensacionais.

Durante o jantar, dois fatos que ocorreram perto de nossa mesa nos chamaram a atenção. O primeiro foi um homem lavar suas mãos com a água do balde de gelo e ainda fazer o mesmo com as mãos da sua companheira. O outro foi um casal pedir para levar para casa o que sobrou no prato. Até aí, tudo bem, porque a maioria das mesas fazia o mesmo e as carnes são muito bem servidas. O inusitado foi o embrulho que fizeram. Parecia ser um stinco de cordeiro. Eles levaram o prato e retornaram com o que restou embrulhado em um papel alumínio. De longe, era igual a uma coxa de peru. E o casal da mesa saiu sem levar o embrulho. Mas logo o cara voltou e o pegou. Ficou a dúvida se a mulher não pegou o embrulho para não pagar mico, deixando a incumbência para seu marido. Pedimos a conta e um táxi. Valor total de R1350 (R$ 293). A máquina de cartão de crédito não funcionava na mesa. Tivemos que passá-la no caixa. Um táxi já nos esperava. O trajeto que o motorista fez foi muito mais curto do que a van do hotel, ficando a corrida em R155 (R$ 33,60). Foi chegar no quarto, trocar de roupa, deitar e apagar.

Endereço: 17 3rd Avenue, Parktown North, Joahnnesburg, África do Sul.