quarta-feira, 26 de setembro de 2012

DE XANGAI PARA GUILIN

18 de setembro de 2012, terça-feira. Dia de deixar Xangai em direção a nossa quarta parada na China: Guilin. Nosso voo estava marcado para 07:45 horas da manhã. Michael combinou de nos pegar às 6 horas. Assim, às 05:45 horas nós já estávamos com as malas no lobby do hotel, fazendo o check out do consumo extra (eu tinha usado o serviço de lavanderia do hotel). O guia chegou no horário marcado, indo à recepção pegar nosso café da manhã. Ele havia solicitado na noite anterior que o hotel providenciasse uma caixa individual para cada um de nós, incluindo ele e o motorista. Tomamos o café da manhã dentro da van, no caminho para o aeroporto. Nosso voo partia do aeroporto mais central da cidade, diferente do que chegamos em Xangai. Na saída da van, deixamos com Jack, o ex-soldado do exército chinês, admirador de Mao Tsé Tung, um envelope com a gorjeta, RMB 80 por dia (R$ 26,00 ou U$ 12.70). Michael continuou conosco, pois somente ele estava com os códigos de reserva do nosso voo. Fomos para o balcão da China Eastern. O check in demorou um pouco, pois assim que a bagagem foi despachada, o funcionário da empresa ficou aguardando um sinal verde para entregar o cartão de embarque para o passageiro. No meu caso, sinal verde. No entanto, D e V receberam o sinal vermelho, levando-as a um recinto onde tiveram que abrir as malas. C e S também receberam o sinal verde. Todos com os cartões em mãos, era hora de nos despedir de Michael, também dando-lhe o envelope com sua gorjeta, RMB 150 por dia (R$ 49,00 ou U$ 24). O aeroporto é grande. Depois de passar pelo controle do raio X, paramos no Café Espressamente, onde conseguimos beber um ótimo espresso, além de conseguir conexão para a internet via wi-fi. Somente fomos para o portão de embarque quase no horário de entrar no avião. O chamado para o embarque atrasou meia hora. Voo lotado, com serviço de comida quente, com duas opções. Atendimento eficiente e simpático. Ainda houve um atraso de mais meia hora quando já estávamos dentro do avião. Quando decolamos, já passavam das 9 horas da manhã. O voo durou duas horas e vinte minutos. Desembarcamos no Aeroporto de Guilin às 11:30 horas, mas esperamos um longo tempo por nossas malas. Tivemos contato com nosso novo guia, Bruce, somente depois do meio-dia. Todos estávamos bem cansados, pois tínhamos acordado antes da 5 horas da manhã. Quando Bruce se apresentou, percebemos que teríamos grandes dificuldades em entendê-lo, pois seu inglês era muito carregado com o sotaque chinês. Para piorar, ele trocava a letra "R" pela letra "L", um autêntico Cebolinha. Rimos muito nos dias em que ele foi nosso guia, pois o modo com que ele falava era muito engraçado. A primeira impressão de que nada entenderíamos logo passou, pois o meu cérebro rapidamente processou as leituras necessárias com as trocas de letras na fala de Bruce. Por falar no nome por ele adotado, ficamos tentando entender como um pessoa que tem dificuldades para falar a letra "R" escolhe justamente um nome que contém tal letra. Um mistério! Assim que nos reunimos no saguão do desembarque do aeroporto, Bruce nos disse que iríamos direto para nosso passeio do dia, pois o hotel ficava uns quarenta minutos do aeroporto e em direção contrária a Ping'an, no distrito de Longsheng, onde ficavam os Terraços de Arroz de Longji, a principal atração de nosso roteiro para aquele dia. E tal atração ficava cerca de duas horas de carro do aeroporto. Protestamos, pois queríamos ir para o hotel, afirmando que a informação de que seguiríamos direto não estava no programa enviado pela agência de turismo. Bruce ficou sem saber o que fazer, dizendo que iria ligar para a agência. Perguntamos sobre nossa bagagem. Ela seguiria para o hotel em outro carro. Como nossa bagagem de mão não tinha cadeado, preferimos carregá-la conosco. Aceitamos, mesmo sendo contrários, fazer o passeio programado, pois o tempo estava nublado, podendo chover a qualquer momento e subir o caminho para os terraços de arroz não seria uma boa coisa a fazer com chuva. Respiramos fundo, esquecemos o cansaço e fomos para mais um passeio pré-acertado em nosso pacote chinês.