Especialidade: pato laqueado (pato de pequim).
Quando fui: jantar do dia 08 de setembro de 2012, sábado. Éramos cinco pessoas em nossa primeira noite na China. Ficamos cerca de uma hora no local. Restaurante com frequência quase total de chineses.
Quando fui: jantar do dia 08 de setembro de 2012, sábado. Éramos cinco pessoas em nossa primeira noite na China. Ficamos cerca de uma hora no local. Restaurante com frequência quase total de chineses.
Serviço: confuso, bem tumultuado. Na recepção localizada no piso térreo do prédio três ou quatro moças vestidas com trajes tradicionais vermelhos e bem maquiadas indicam o elevador e o andar que devemos ir, dependendo do número de pessoas. No nosso caso, fomos para o quinto andar. Há outra recepção ao sair do elevador, onde recebemos uma senha, toda escrita em chinês, com o número 2003. Tanto no display, quanto nas chamadas pelo sistema de som, apenas o idioma local. Mas elas sabem quem somos e o nosso número. A espera não foi longa. Ficamos em uma mesa lateral, quase na passagem de funcionários e pratos da cozinha para o salão e vice-versa. A mesa era redonda, forrada com uma toalha na cor mostarda, que não foi trocada. Um funcionário colocou uma toalha vermelha menor em frente a cada um de nós. A toalha formava um losango na mesa. Cardápio escrito em chinês e inglês com fotos de todos os pratos nos foi entregue. Para maiores informações, tivemos que chamar uma pessoa que entendesse o inglês Uma funcionária, que era uma espécie de gerente, nos atendeu, explicando cada prato que tínhamos interesse. Quando se escolhe peixe, eles trazem o pescado em uma sacola branca de plástico, iguais as de supermercado no Brasil, com o pedido dentro para obter a aprovação do cliente. Os pedidos não demoraram a chegar à mesa. O pato laqueado, por ser la piece de resistence do local, rapidamente chegou. Um cozinheiro traz o pato pronto, inteiro, fatiando-o na frente dos clientes. As fatias são colocadas em pratinhos de porcelana branca no centro da mesa. O objetivo é o compartilhamento. Os acompanhamentos que pedimos chegaram no mesmo instante: molho agridoce, caule de cebolinha picado em juliene, ambos servidos no mesmo recipiente, também de porcelana branca, e as panquecas chinesas, servidas em vasilhas de bambu. O pato esfria rapidamente. Pela rapidez que chegou à mesa, tirei a conclusão de que todos os patos já ficam assados há muito tempo, apenas tendo uma leve esquentada no forno antes de servir. A conta já foi entregue antes dos pratos serem servidos, quando colocaram um papel com os preços de cada prato e respectivos acompanhamentos em um suporte na mesa. Ficou fácil pagar ao final. Quando necessitamos de novos pedidos de bebidas ou de saleiro, foi uma dificuldade, pois não atendiam. Pareceu-me que depois de entregues os pratos, eles esquecem a mesa.
cozinheiro fatiando o pato laqueado na lateral de nossa mesa
O que bebi: uma lata de Coca Cola Light.
O que comi: segui a indicação de dez entre dez guias internacionais e pedi o pato laqueado, na cidade chamado de pato assado. Como eramos três a compartilhar o mesmo prato, optamos pela versão inteira do pato (RMB 238 - R$ 76,60 ou U$ 37.70), acompanhado de duas porcões de panquecas e três de molho agridoce. As primeiras fatias servidas foram partes finas da pele, com muita gordura. O sabor é enjoativo, puro óleo natural da gordura corporal do pato. Em seguida, vieram as fatias da carne, algumas com gordura, outras sem. No inicio, estavam mornas, mas logo esfriaram. O tempero é bem leve, pois a carne deve ser comida com o tal molho agridoce, bem escuro e espesso. Um garçom me auxiliou, montando minha primeira trouxinha. Ele abriu uma panqueca em meu prato, pegou três fatias do pato, molhando cada uma no molho, e, em seguida, as colocando na parte de cima da panqueca, lambuzando-a com o molho, usando a fatia como a ponta de um pincel. Por fim, três fatias de cebolinha foram acomodadas por cima da carne. Fechou a panqueca, dobrando-a algumas vezes até que ela ficasse totalmente fechada, na forma de uma trouxa. Come-se com as mãos A mistura é bem melhor do que comer cada ingrediente separadamente. Como curiosidade, gostei do prato, mas não morri de amores.
fatias de pato laqueado e panquecas
fatias do pato laqueado
Valor total da conta: RMB 500 ( R$ 161,00 ou U$ 79.50).
Minha avaliação * * 1/2. Valeu pela experiência de conhecer um restaurante fundado em 1864 e comer o famoso prato da culinária chinesa em plena Pequim (Beijing).
Gastronomia Pequim, China
Nenhum comentário:
Postar um comentário