domingo, 16 de setembro de 2012

DIA LIVRE EM PEQUIM

Cidade Proibida

Grande Teatro Nacional

Em nosso pacote na China, a quarta-feira, dia 12 de setembro de 2012, era um dia livre. Foi um dia intenso de programação. Como todos os dias anteriores, nos encontramos no café da manhã no mesmo horário. Saímos do hotel por volta de 9:00 horas, caminhando a pé em direção à Cidade Proibida. A ideia era aproveitar o primeiro dia com céu claro, com sol, para tirar boas fotos tanto da Cidade Proibida quanto da Praça da Paz Celestial. No caminho, fomos calmamente observando as construções, incluindo vitrines de algumas lojas. Entramos em uma pequena mercearia para ver os produtos chineses nas prateleiras, especialmente os itens de alimentação. Alguns alimentos embalados a vácuo, prontos para comer, nos chamaram a atenção, especialmente um pacote com asas de frango amareladas. Claro que tiramos fotos. Quando chegamos no muro lateral da Cidade Proibida percebemos que com o sol batendo nos seus telhados, ela fica muito mais bonita. Resolvemos dar uma volta por dentro, na parte que não precisa pagar. O local estava entupido de gente. Caminhamos no contra-fluxo, pois queríamos sair pelo Portão da Paz Celestial. Veríamos o portão sem os tapumes, já que a obra de restauro tinha terminado. Notamos que tinha gente no alto do portão e vimos uma fila na lateral direita. Por RMB 15 (R$ 5,00), compramos o ingresso para subir. Quando fomos entrar, um segurança nos apontou para a chapelaria, pois não podia subir com nenhuma bolsa. Tivemos que pagar para guardar as bolsas, com todos os nossos pertences dentro. São preços diferenciados, dependendo do tamanho de cada bolsa. No meu caso, cobraram RMB 3 (R$ 2,90) para guardar minha mochila. Voltamos para a entrada, passando por seguranças que nos revistaram. Liberados para subir. São poucos degraus, mas a vista de cima rende ótimas fotos da Praça da Paz Celestial e dos prédios ao seu redor. No mesmo piso da varanda do portão há um pequeno museu sobre a construção da praça e fotografias de eventos que aconteceram nela. O teto desta sala é impressionante. De cima, avistamos um prédio ao lado do Congresso Nacional em formato que lembra um ovo deitado. Era nosso próximo destino: o Grande Teatro Nacional. Saímos da Cidade Proibida pelo Portão da Paz Celestial, seguindo a pé pela direita. Atravessamos a rua usando a passarela subterrânea. Do outro lado, caminhamos pela lateral da Grande Salão do Povo, nome dado ao Congresso Nacional, até chegar ao teatro. Ele é impressionante. Parece flutuar em um espelho d'água. No meu guia de Pequim, datado de 2010, a informação é que não há visitas ao seu interior. De qualquer forma, descemos as escadarias para conhecer o hall do teatro. Vimos que tinha gente entrando e tirando fotos. Descobrimos que vendem ingressos por RMB 30 (R$ 10,00) para uma visita. Não há tour guiado. Cada turista faz o trajeto que quiser. Compramos e passamos pela segurança, quando tive que beber um gole das duas garrafas de água que carregava para provar que não eram líquidos explosivos. Para ter acesso ao teatro, passamos por um túnel sob o espelho d'água, cujo teto é transparente, dando para ver a água balançar por cima dele. Neste túnel, há várias esculturas expostas. Nas duas laterais, salas de exibição temporária. Somente a sala da direita estava aberta, onde havia uma mostra de montagens de óperas que tiveram lugar no teatro. Fizemos uma leitura dinâmica e seguimos em frente. O piso de granito é diferente, muito bonito. Assim que acabamos o túnel, tivemos um impacto pela altura do pé direito e pela beleza da decoração interna. Paredes de cortina de aço no centro circular, teto em madeira e paredes laterais de vidro e aço, em harmonia total, dão leveza e segurança ao ambiente. Para chegar aos andares, há várias escadas rolantes. Primeiro fomos até o teatro propriamente dito, enorme, com cadeiras de estofado vermelho, com plateia, galerias e balcão. Estavam montando o cenário de uma ópera. Depois subimos as escadas até o último nível, onde havia uma outra exposição sobre os espetáculos já encenados ali, além de mãos em bronze de alguns importantes maestros do mundo que já conduziram orquestras no teatro. De cima, dá para ver a dimensão do teatro. Há vários cafés, restaurantes, livrarias e lojinhas. Depois de muitas fotos, descemos para tomar um sorvete em um dos cafés do local. Gastamos mais de uma hora dentro do teatro. Como tínhamos reserva no restaurante francês, mais ou menos perto do hotel onde estávamos, resolvemos voltar, pois a reserva era para 13 horas e já passavam das 11 horas. Caminhamos até a Praça da Paz Celestial, acessando-a pela passagem subterrânea, passando pelo controle de segurança, onde nossas bolsas passaram pelo raio X. Na praça, pausa para algumas fotos, aproveitando o bom tempo que fazia. Pegamos nova passagem subterrânea para cruzar a avenida para o lado da Cidade Proibida, entrando na primeira rua à esquerda, margeando o seu muro. Foi uma longa caminhada, passando por dezenas de lojinhas que vendiam as mais diversas quinquilharias. Também há muitos restaurantes pequenos, repletos de chineses, pois eles almoçam cedo. Paramos em uma loja que vendia produtos em jade e porcelana, aproveitando para mostrar o endereço do restaurante ao vendedor, pois queríamos nos certificar que íamos na direção correta. Ele foi muito simpático e gentil, acessando seu computador na página do Google Maps e desenhando o caminho que deveríamos fazer. Não estávamos longe, apenas mais dois quarteirões até chegar na entrada do hutong. Só que os quarteirões nesta região são imensos. Ainda bem que a rua é bem arborizada, pois o dia estava quente. Assim que chegamos no hutong, eu e V notamos que era onde o motorista de táxi nos havia deixado na noite anterior. Caminhamos até o final da rua, chegando ao Temple Restaurante Beijing, que fica dentro de um complexo com prédios antigos, todos restaurados e repletos de esculturas modernas em seus bem cuidados pátios. Tivemos duas horas de almoço maravilhosas, cujos comentários estão em postagem específica.
Terminado o almoço, pedimos que o pessoal do restaurante nos chamasse dois táxis em direção ao Parque Olímpico. Pedimos, ainda, que eles escrevessem em chinês Ninho de Pássaro, o nome pelo qual o Estádio Nacional é conhecido. Ficamos no bar a esperar o táxi, onde cada um ganhou uma garrafinha de água para levar e um copo de água aromatizada com limão para refrescar. Esperamos por mais de vinte minutos e nada. Resolvemos tentar pegar os táxis nas ruas mais largas e movimentadas fora do hutong. Agradecemos a gentileza e seguimos a pé. Claro que não conseguimos táxi. Seguimos caminhando até uma outra avenida, onde passava os ônibus. O pessoal do hotel tinha indicado pegar o ônibus 82, que parava em frente ao Ninho de Pássaro. Ficamos na parada de ônibus fazendo sinal para todos os táxis que passavam. Nenhum parou. O ônibus chegou. Estava cheio. Pagamos RMB 1 (R$ 0,30) e ficamos em pé. S resolveu mostrar o cartão escrito em chinês para um passageiro e ele apontou para o outro lado da avenida. Estávamos na direção contrária. Descemos na próxima parada, atravessamos a rua e esperamos novo ônibus. Ali, mostramos o cartão para uma senhora. Sorte a nossa que ela falava inglês e disse para seguí-la, pois desceria uma parada antes do nosso destino. O ônibus veio lotado. Ela fez sinal para subirmos. S, C, D e V subiram imediatamente, mas eu fiquei na porta, sem espaço para entrar. A senhorinha empurrou minhas amigas delicadamente, falando alguma coisa para o motorista, apontando para mim. Ela dizia que ainda faltava eu para entrar. Depois de alguns empurrões, entrei. Foi uma longa viagem. O ônibus seguia parando em todos os pontos e mais gente entrava, apertando ainda mais quem já estava lá dentro. Eles pareciam não se importar. As pessoas viajam quase uma em cima da outra e se sentam nos locais mais inusitados possíveis. É comum ver duas pessoas sentadas em banco que só cabe um. V estava agoniada. Disse para ela relaxar, afinal, como diz Ferreirinha, luxo é viver a experiência. E, definitivamente, aquela era uma experiência, no mínimo, inusitada para nós. O horário também não ajudava, pois passavam de 16 horas e muitos já voltavam do trabalho. O trânsito não andava. Íamos vendo Pequim passar pela janela do ônibus. Depois de mais de uma hora dentro do ônibus, chegou a vez da senhorinha descer, em frente ao Cubo de Água (Water Cube), onde aconteceram as competições de natação das Olimpíadas de Pequim em 2008. Agradecemos a gentileza de ela nos indicar onde deveríamos parar. Era na parada seguinte. Já não havia quase ninguém no ônibus. O Parque Olímpico é grande e movimentado. A arquitetura do Ninho de Pássaro impressiona e fica mais bonita quando bate a luz do sol. Como chegamos quase no por do sol, o brilho dourado era lindo. Não houve como entrar, pois a visita encerra às 17:30 horas. Chegamos com dez minutos de atraso. Seguimos em frente, rumo ao Cubo de Água, todo azul. Pagamos RMB 30 (R$ 10,00) para conhecê-lo por dentro. Passamos por uma revista e entramos. Há um parque aquático lá dentro, além de muitos restaurantes e bares. Fizemos um recorrido, como dizem os espanhóis, tiramos foto da piscina olímpica, descansamos um pouco, e resolvemos ir embora, já que tínhamos reserva, desde o Brasil, no M Capital, um restaurante australiano. Na saída, já sabíamos que teríamos dificuldade em pegar um táxi. Para nossa surpresa, dois estavam parados. S, C e D foram para o primeiro. Eu e V mostramos o endereço do hotel para o segundo. Ele chamou um colega, conversaram alguma coisa e se voltou para nós dizendo "one hundred". Nem pestanejamos, entrando correndo no carro. Aceitamos, de pronto, o preço fora do taxímetro. As demais ainda negociavam quando nosso táxi arrancou. Ainda vimos o Cubo de Água com as luzes acesas, o que dá outra dimensão a ele. Soubemos depois que as demais amigas nada conseguiram, pois queriam que elas fossem em um carro pirata. Elas tiveram que atravessar a rua de ônibus, conseguindo um táxi, depois de muito custo e mostrando a nota de RMB 100 (R$ 32,00), mesmo valor cobrado pela nossa corrida. No hotel só deu tempo par tomar um banho e nos reunir novamente no seu hall. S tinha capotado e não iria. Nós quatro nem tentamos um táxi. Tínhamos consultado antes o mapa. Pegamos o ônibus 2, desta vez não muito cheio, com espaço de sobra para ir em pé, descendo na parada após a Grande Salão do Povo. Caminhamos a pé até o restaurante, que fica em uma rua de pedestres, a Quianem Street, que tem dezenas de prédios históricos recuperados, hoje abrigando lojas e restaurantes badalados. Foi um final de noite bem agradável. Voltamos a pé para o hotel.

Estádio Nacional (Ninho de Pássaro)