Pesquisar este blog

domingo, 9 de setembro de 2012

37 HORAS DE VIAGEM...

Quinta-feira, dia 06 de setembro de 2012. Primeiro dia de férias. Arrumei as malas pela manhã, com o cuidado da mala que iria despachar não pesar mais do que vinte quilos, pois este é o limite de peso para os voos internos na China. C e V, duas das companheiras de viagem, ficaram enviando mensagens via Whatsapp sobre o peso das suas malas. C enviou que a mala estava fechada com 14 quilos, V com 16 quilos. Fiquei tenso, pois a minha caminhava rapidamente para os vinte quilos. Fiz uma lista de tudo que deveria estar tanto na mala de porão quanto na de mão, além da mochila, que seria considerada a minha bolsa de viagem. Com muito custo, depois de mais de duas horas, fechei a bagagem para despachar com 20,25 kg, enquanto a de bordo pesava 5 quilos, o peso aceito pelas companhias aéreas. Almocei em casa mesmo, fazendo a barba logo em seguida. Como estava há muito tempo sem retirá-la, minha pele sentiu e ficou totalmente vermelha. Viajaria com o rosto "em chamas"! Ric chegou antes das 16 horas do trabalho para me levar ao aeroporto. Tudo conferido, saí de casa perto de 16:15 horas, dando início a uma longa viagem até Pequim. No Aeroporto de Brasilia ainda não havia muito movimento nos balcões da TAM, mesmo sendo véspera de final de semana prolongado. Fiz um rápido check in, apenas para o trecho Brasília-Guarulhos, onde deveria pegar a bagagem e fazer novo despacho, desta feita no balcão da Emirates. As minhas companheiras de viagem foram chegando pouco a pouco na sala de embarque, onde eu estava lanchando, comendo uma coxinha com Coca Cola Zero compradas no Frango Assado. Anunciaram nosso voo. Estava no horário. Fila enorme para embarcar. Esperamos quase todo mundo entrar. A maioria dos passageiros tinha como destino o estrangeiro. O voo saiu no horário, 18 horas, transcorrendo de forma bem tranquila. Chegamos em Guarulhos por volta de 19:30 horas, com tempo de sobra para o próximo trecho. Nossas malas chegaram rapidamente à esteira. Assim que as pegamos, fomos direto para a Asa D, onde está localizado o balcão da Emirates. Era cedo demais para fazer o check in, pois o atendimento tem início somente quatro horas antes do horário do voo, ou seja, o check in seria aberto perto de 21:30 horas. Resolvemos jantar, caminhando toda a extensão do Aeroporto de Guarulhos até o final da Asa A, comendo no self service do Viena. Ficamos no restaurante até o horário de fazermos nosso check in, realizado às 21:40 horas, sem pegar fila nenhuma. Check in e despacho de bagagem até Pequim, com conexão em Dubai. Sem muita coisa para fazer do lado de fora, entramos logo para a sala de embarque. Passamos rapidamente pelo raio X, seguindo para os balcões da Polícia Federal. Nunca vi a imigração tão vazia. Não tinha fila nenhuma. Paramos pouco tempo no Duty Free, onde C comprou um óculos escuros, já que esquecera o seu em casa. Ficamos na sala de embarque em frente ao portão 22 até a chamada para entrarmos no avião, um Boeing 777. Antes do embarque, C foi chamada para comparecer no balcão da Emirates. Como ela havia sondado no check in sobre promoção de última hora para a classe executiva, lhe deram um assento melhor como cortesia. Embora a fila fosse imensa, não demoramos a embarcar. Meu assento era o 38D, sem nenhuma fila na frente, apenas uma parede, o que me garantiu um melhor conforto para aguentar as quatorze horas e meia de voo. Decolamos com apenas quinze minutos de atraso. No avião  comissários que falavam vários idiomas, como o inglês  o português  o italiano, o alemão  o espanhol, o árabe, entre outros. Falam muito da Emirates em relação ao conforto, mas não notei nenhuma diferença com as outras companhias com as quais já voei em classe econômica. As poltronas são apertadas, o espaço entre elas é pequeno, o serviço de bordo é de médio para bom, com lentidão e mal humor de alguns comissários  O diferencial é o entretenimento a bordo, com mais de 1200 opções entre áudio  games, programas de televisão e filmes (são 200 filmes, desde sucessos recentes, até os grandes clássicos do cinema mundial, incluindo uma seleção de filmes indianos produzidos em Bollywood). Todas as poltronas tem tomadas para carregar computadores e entradas USB onde se pode carregar o iPhone, mas na minha fileira esta regalia não havia.
Foi um voo longo, no qual passamos o dia 07 de setembro viajando, pois saímos às 01:25 horas de Guarulhos e chegamos em Dubai às 23:15 horas. Embora tenha durado quatorze horas e meia, por causa do fuso horário de mais sete horas, a sensação de que gastamos o dia todo foi real. Nosso voo para Pequim somente sairia às 04:10 horas. Nosso tempo no Aeroporto de Dubai era enorme. Não tivemos pressa. Passamos pelo raio X no setor de trânsito, entrando numa verdadeira Torre de Babel, com gente de tudo quanto é parte do mundo. Mulheres de burca passeavam de um lado para o outro na área central do aeroporto, onde fica o free shop, enorme, por sinal. Andamos para lá e para cá, parando no Oliver & Fig para beber uma Coca Cola Light, com a lata toda escrita em árabe. Perto de 3 horas da madrugada, nos dirigimos para o portão 230 onde fizemos um pré-embarque, quando o cartão de embarque foi destacado. Fomos levados para uma sala no subsolo para nova espera. No salão havia muito chinês. Quando anunciaram o voo, houve uma aglomeração em frente à entrada com gente empurrando para ficar em melhor local. Depois de entrar no bolo humano, passamos pelo controle da empresa, entrando no corredor de acesso ao setor F do avião. Era um Airbus A380, o maior avião do mundo. Fiquei no assento 43C, bem na frente, embora a numeração nos faça pensar diferente. Assim que entrei, uma senhora estava sentada em meu lugar. Eu falei que o assento era meu e ela perguntou se eu me incomodava de trocar com ela, pois sua filha estava no assento do meio. Respondi que dependia de onde ela estava. A senhora me mostrou seu cartão de embarque. Era assento do meio. Sem pensar duas vezes e sem nenhum remorso lhe disse que me importava e muito. Ela foi falar com a comissária, que logo veio até mim perguntando se eu estava sozinho na viagem. Disse que viajava com amigas, mas não estava sentado na mesma fileira que elas. A comissária repetiu a mesma pergunta da senhora e eu lhe dei a mesma resposta. Ela pediu para que a senhora se sentasse no local dela até terminar o embarque. Não deu cinco minutos e outra comissária veio até mim fazendo a mesma pergunta, obtendo a mesmíssima resposta. Quando achei que estava tudo bem claro, o chefe dos comissários também chegou para mim com a mesma pergunta. Respirei fundo antes de lhe dizer que aquela pergunta já estava me incomodando. A filha, que viajou ao meu lado, era uma jovem de 16-17 anos, ou seja, era uma marmanja para precisar de auxílio da mãe durante um voo de sete horas. Não fui mais perturbado durante todo o voo. O serviço de bordo era melhor do que o primeiro trecho, o entretenimento a bordo era o mesmo do voo anterior e o espaço da poltrona era pior, pois estava espremido por outra fileira na minha frente. Foi um voo tranquilo, mas a falta de banho, a barriga inchada e a falta de sono me deixaram irritado. Pousamos em Pequim no horário previsto, ou seja, às 15:15 horas do dia 08 de setembro de 2012. A passagem pela imigração foi bem rápida, onde entregamos um pequeno formulário distribuído dentro do avião. Assim que passamos pela imigração, tivemos que tomar um trem para outro terminal, onde as malas seriam recebidas. A demora para entrega das malas foi enorme, deixando todos tensos em saber se elas viriam ou não  Enquanto esperávamos,  fizemos câmbio em uma unidade de um banco instalada próxima da esteira na qual sairia nossa bagagem. Depois de uma hora do pouso, as malas chegaram. Trinta e sete horas depois de sair de casa, chegava, enfim, em Pequim, China. Do lado de fora do desembarque, um chinês bem jovem, com cara de nerd, nos aguardava com uma placa com o nome de C escrito com caneta azul. Não era o nosso guia, mas apenas o cara que nos buscou no aeroporto.
Fomos até o estacionamento do aeroporto onde pegamos uma van percorrendo um trajeto de quase meia hora para chegarmos ao Jade Garden Hotel (1 Nanheyan Street, Dongcheng District, Beijing - www.jadegardenhotel.cn), onde tínhamos reserva para cinco noites. O check in foi bem rápido. Ainda no lobby do hotel, eu, C, V e S acessamos a internet via wi-fi, checando emails, enviando mensagens para família e amigos, mas sem acesso ao Facebook, ao YouTube e ao Twitter, proibidos na China. No quarto, antes de abrir as malas, corri para debaixo do chuveiro, ficando bastante tempo deixando a água cair em minhas costas. Deitei e dormi.


turismo
férias

Nenhum comentário:

Postar um comentário