Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

GASTRONOMIA EM PEQUIM, CHINA - OTTO'S RESTAURANT


Endereço: Di'an Men Xi Dajie 14, Beijing, China. (www.bj-rc.com)
Especialidade: culinária cantonesa.
Quando fui: almoço do dia 09 de setembro de 2012, domingo. Éramos sete pessoas. Ficamos cerca de duas horas no local.
Serviço: restaurante simples, muito cheio, frequentado por locais e turistas chineses. Segundo informações de nossa guia, o restaurante tem boa comida a preços módicos. Tivemos que esperar em pé por lugar em mesa. Havia muita gente também esperando e ninguém estava estressado por esperar. Alguns comiam uma espécie de castanha ou semente comprados fora do restaurante. Há um altar com incenso e imagens na entrada do restaurante, onde fiquei esperando mesa. Assim que vagou um banquinho, lá sentei, em local melhor para observar as pessoas. Como os chineses teclam nos celulares!, especialmente os mais jovens, muito mais do que os brasileiros. As mesas ficavam vagas, mas o serviço de limpeza era lento. Carrinhos com vasilhas sujas passavam no meio de quem estava esperando. Nada está escrito em inglês nas paredes do restaurante, o que me deu uma profunda sensação de impotência  Uma atendente mal humorada chamava, em chinês, pela ordem de senhas. O motorista que conduzia nossa van ficava a falar com a atendente, pressionando para logo sair uma mesa para nós. Não entendia nada, mas intuía o que ele falava pelos gestos e tons de voz. Depois de uns vinte minutos de espera, sentamo-nos. O almoço já estava incluído em nosso pacote, motivo pelo qual a guia foi quem fez o pedido. A comida chegou rapidamente à mesa, sendo vários pratos, que iam sendo colocados na medida em que ficavam prontos. Toda a comida era para compartilhar entre nós sete. Cada um recebeu um par de hachi, um prato pequeno e uma cumbuca para comer arroz e noodles, além de copos de plástico para beber o refrigerante e o chá. Para quem precisou e pediu, forneceram garfo e faca. Os garçons são apressados e correm muito para dar conta de tantos pedidos e de tanta gente que entra e sai do local.


O que bebi: dividimos uma garrafa grande de Coca Colaincluída no almoçoComo estávamos com muita sede, logo a garrafa acabou e foi pedida outra. Uma das coisas que mais vimos nas mesas eram jarras grandes com líquidos de cores diversas. Perguntamos para a guia o que era. Chá aromatizado. Pegamos o cardápio, que mais parecia uma revista, onde todos os itens tem fotos, descrição em chinês e em inglês,  além dos preços  Decidimos pedir e pagar uma jarra de chá de crisântemo, limão e mel. A apresentação deste chá era muito bonita, com rodelas de limão e flores de crisântemo dentro da jarra. Para servir, utiliza-se uma concha. Usamos os mesmos copos nos quais bebemos o refrigerante. Gostei muito. Sabor leve, refrescante, com perfume muito bom. Serve-se gelado.
O que comi: como já mencionei, a comida era toda compartilhada. Os pratos foram colocados no centro da mesa e cada um utilizava seu hachi para pegar o que queria comer. Geralmente se leva direto a boca, hábito chinês que nos soou estranho. Entrei no clima, mas C teve dificuldade em comer por causa deste compartilhamento. Os pratos são bem servidos, com quase tudo sobrando ao final do almoço, motivo pelo qual o motorista pediu um recipiente de isopor para levar consigo o que sobrara. Quentinha chinesa! O primeiro prato a chegar foi uma salada de alface, tomate e pepino com maionese. Experimentei, mas não comi muito, pois tenho receio de comer maionese fora de casa. Em seguida, chegaram camarões fritos com uma farofa de alho. Aprovadíssimo por todos. Os camarões são crocantes, assim como a farofa. O terceiro prato a chegar foi uma carne picada com bastante broto de bambu e pimentões vermelhos e verdes, com muito molho shoyo adocicado. Foi o que mais comi. O quarto prato consistia de um frango com péssima aparência, em cozimento mais para cru por dentro, com um molho amarelo por cima. Nem toquei, ainda mais vendo que um dos pedaços servidos era metade da cabeça do frango. Vagem refogada foi o quinto prato. Deliciosa, crocante, foi a que menos sobrou. O prato seguinte foi o mais diferente. Chegou em uma vasilha que conservava o fogo brando. A comida estava sobre um papel duro. Tinha queijo tofu e uma alga que se mexia enquanto o prato fervia. Cheguei a perguntar se aquilo que se mexia ainda estava vivo. A guia sorriu e disse que eram algas. Experimentei e gostei, mas a maioria não aprovou. Era salgadinho e harmonizava bem a dupla alga-tofu. Ainda veio um prato com noodles, o qual não experimentei. Por fim, chegou um prato de arroz frito, com bastante cebolinha e pedaços pequenos de carne. Estava uma delícia, bem molhadinho, me lembrando o arroz chaufa dos peruanos. Este último eu comi na cumbuca, deixando de lado o hachi e usando a colher de porcelana branca, muito comum nos restaurantes chineses.


camarões fritos com farofa de alho


carne picada com broto de bambu e pimentões


frango


vagem crocante


queijo tofu e uma alga


arroz frito

Valor total da conta: incluído no pacote, não fiquei sabendo quanto foi a conta. Pagamos RMB 35 pela jarra do chá gelado (cerca de R$ 11,00 ou U$ 5).
Minha avaliação:  * * *. Comida farta, bem feita e gostosa.
Gastronomia Pequim, China

Nenhum comentário:

Postar um comentário