Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

GASTRONOMIA EM PEQUIM, CHINA - HOME OF THE GREAT WALL


Endereço: 60 meters east of Mutianyu Roundabout, Bohai Town, Huairou District, Beijing, China.

Especialidade: cozinha chinesa.

Quando fui: almoço do dia 10 de setembro de 2012, segunda-feira. Éramos cinco pessoas. Ficamos cerca de uma hora e vinte minutos no local.

Serviço: os pedidos já estavam pré-ordenados por nossa guia. Assim que nos sentamos, o chá de jasmim, um copo com o refrigerante e os dois primeiros pratos chegaram à mesa. Garçonetes mal humoradas, pois praticamente jogavam as vasilhas no centro da mesa. Os vasilhames não estavam adequadamente limpos.


O que bebi: um copo de Coca Cola e alguns copos de chá de jasmim quente.

O que comi: mais uma vez compartilhamos os mesmos pratos, retirando pequenas porções com os pauzinhos (hachis) ou com as colheres de porcelana, comendo em pequenas cumbucas ou pratinhos pouco maiores do que um pires. Foram oito pratos diferentes, além da sobremesa (pedaços de melancia). O arroz estava bem grudento, como os chineses gostam de comer, o que facilita pegá-lo com o hachi. Não tinha tempero, pois ele serve como um absorvente dos molhos mais temperados dos demais pratos. Ovo mexido na água, pepino levemente cozido, alga cozida e carne de porco compuseram um dos pratos. Foi o que mais gostei. O terceiro era apenas brócolis cozidos e levemente refogados no óleo. Estava crocante, muito bem temperado. Frango picado em cubinhos pequenos, molho agridoce, pepino e cenoura, ambos cortados também em cubo, eram os ingredientes de mais um prato. Achei o molho muito gorduroso, o que deixou o prato pesado. Um peixe aberto em dois, com algumas espinhas e muita erva por cima foi mais um prato servido. Descobrimos que o peixe é retirado pouco antes de ir para o fogo de um tanque que fica do lado de fora do restaurante. Portanto, o pescado era fresco, mas não gostei do sabor da erva, parecia orégano e estava em excesso. Mais um prato: pimentões verdes, batata e chuchu cortados em grandes pedaços com um molho levemente adocicado por cima. O chuchu era bem insosso. Não gostei. Por fim, serviram um noodle salpicado de broto de feijão cru e algumas panquecas de arroz. Totalmente sem tempero, sem graça. Não tinha sabor para rechear a panqueca. Como sobremesa, pedaços geladinhos de melancia.









Valor total da conta: almoço incluído em nosso pacote.

Minha avaliação: * 1/2. O restaurante fica na beira de uma estrada, ao estilo das paradas de ônibus intermunicipais no Brasil, tendo, inclusive, estacionamento exclusivo para vans e ônibus, uma vez que está muito próximo de um dos acessos para visitar a Muralha da China. O ambiente interno é agradável, cheio de plantas e objetos de decoração que trazem bons fluidos, segundo a tradição chinesa.

Gastronomia Pequim, China

Nenhum comentário:

Postar um comentário