quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PALÁCIO DE VERÃO

Outra visita que fizemos na terça-feira, dia 11 de setembro de 2012, foi ao Palácio de Verão (Summer Palace). Na verdade, o que se convencionou chamar de Palácio de Verão é um imenso parque, com várias construções da época dos imperadores e um grande lago. No verão, os imperadores e seu séquito passavam meses nos prédios construídos às margens da água. Ali, vimos mais construções do mesmo estilo que já tínhamos visto nas visitas anteriores, pois são prédios da mesma época. Comecei a achar tudo uma variação sobre o mesmo tema. Crystal, nossa guia, nos contou um pouco da história do lugar, o que significava uma enorme pedra postada logo após o principal portão, mostrou os incensários gigantes em forma de garça e de veado que ladeiam a entrada do principal prédio do parque e nos conduziu até a beira do lago, onde vi, pela primeira vez, uma plantação de lótus, mas sem a famosa flor onde Buda está sentado, já que não estava na época de sua floração. No alto de uma colina, uma imponente torre se faz presente, mas as fotos de onde estávamos não ficaram boas, pois o tempo estava muito embaçado. Na ponta esquerda de onde estávamos tinha uma ponte vermelha que conduzia a uma pequena ilha com mais um construção na forma de um pagode. A música que saia de caixas de som estrategicamente escondidas era relaxante e o lugar, mesmo cheio de gente, transmitia paz, com uma vista de tirar o fôlego. Como sabia viver a nobreza chinesa! Após fotos e mais fotos, seguimos adiante, para conhecer e caminhar na maior passarela do mundo, segundo a guia nos disse. São mais de 700 metros de passarela em madeira, toda pintada com motivos diferentes, tendo quatro pequenas torres, simbolizando cada uma das estações do ano. Ao final deste passeio está um barco de mármore, mandado construir pela imperatriz Cixi. O objetivo era mostrar aos inimigos que eles tinham um barco que nunca era incendiado nem afundado. Apenas um símbolo, pois como é de mármore, não poderia jamais navegar. Não é permitido entrar nele. Dali, compramos uma passagem por RMB 15 (cerca de R$ 5,00) para atravessar o lago no Dragon Boat. Como o nome diz, é um barco de madeira em formato de dragão colorido. A travessia dura cerca de quinze minutos. Do outro lado, vimos uma estátua de bronze de um boi deitado. Diz a lenda que ela ficava no fundo do lago para evitar enchentes. Quando a colocaram nas margens do lago, outra lenda surgiu. Acreditavam que se as águas do lago cobrissem o chifre do boi, Pequim ganharia um mar. Uma ponte mais à frente nos levou a uma pequena ilha onde há um templo, local de oração dos imperadores. Voltamos para perto da estátua do boi, de onde saímos. A van já nos aguardava do lado de fora. Era hora de ir almoçar.