sábado, 22 de setembro de 2012

OLD SHANGHAI

A parte antiga de Xangai é conhecida como Old Shanghai e tem séculos de história. São ruas estreitas, cheias de lojas que vendem de tudo, desde produtos caros até artigos populares, fora os camelôs que vendiam um par de rodinhas para encaixar na sola do tênis, virando um providencial patins. Ainda há diversas lanchonetes vendendo comida chinesa, como pasteis cozidos no vapor, pato assado, rã inteira, sorvetes, entre outros. Antes de pararmos para almoçar, seguimos Michael, que nos conduziu pela chamada Old Street, onde as construções típicas chinesas com aqueles telhados em ponta virada para cima dominam a paisagem, abrigando lojas e restaurantes, incluindo uma casa de chá muito frequentada, a Old Shanghai Teahouse. Ele nos alertou para ficarmos atentos com nossas bolsas, pedindo para que eu passasse minha mochila para frente, pois o local era muito movimentado, especialmente aos domingos, quando os chineses gostam de sair em grupos para passear e fazer compras, fora os grupos de turistas, prato cheio para os aproveitadores. Andamos sem muito rumo por entre os caminhos, observando prédios e pessoas. O guia nos conduzia para os Jardins Yuyuán (Yu Gardens), construído em 1559, como um jardim privado, por um oficial para seu pai, como presente por sua aposentadoria. Para entrar nos jardins, paga-se entrada, que já estava incluída no nosso pacote. Enquanto esperávamos Michael ir à bilheteria, aproveitamos para ver uma ponte em zigue zague e um pavilhão, ambos partes do jardim, mas que ficam do lado de fora da entrada. No meio, há um lago, chamado de piscina de lótus, por abrigar vários pés desta planta símbolo da China. O jardim é dividido em partes, separadas por passagens que lembram um labirinto. Nele, não havia muita gente, o que facilitou na hora de tirar as fotos. São lagos, peixes, rochas, plantas e pequenos pagodes que se espalham por todos os lados. Até um pequeno templo foi construído dentro dos jardins. O que mais me chamou a atenção foi o jardim construído com rochas cheias de buraco, típicas da região de Huangshi. Saímos do jardim para almoçar, o que fizemos em um restaurante localizado em um pequeno shopping nas imediações. Depois do almoço, Michael nos deu um tempo livre de duas horas. Eu, V e C voltamos para a parte do emaranhado de lojas e construções históricas perto dos Jardins Yuyuán, quando conhecemos uma rua coberta chamada Fashion Market, com lojas de ambos os lados vendendo especialmente produtos chineses. Tinha uma que vendia apenas pentes de todos os formatos, materiais e tamanhos. Enquanto C e V entravam em uma loja para ver pashiminas, dei uma volta por perto. Um teatro de marionetes em miniatura era uma atração, com uma pequena multidão parada em frente a uma portinha onde um chinês acionava um mecanismo na medida em que alguém pagava para ver os bonecos se movimentarem por meio de pequenos buracos em uma placa de metal vermelho. Paguei RMB 5 (R$ 1,80 ou U$ 0.85) para espiar. Dura pouco a animação, com bonecos vestidos com trajes da época dos imperadores. Valeu pela diversão e por ter permitido aos que ali estavam a oportunidade de tirar fotos, pois assim que o mecanismo era acionado, um boneco gigante que ficava em cima da placa de metal também se movia. Continuamos nossa caminhada pelas ruas movimentadas da região, entrando na H&M, onde C fez compras, até chegar perto da hora de nos encontrarmos com o guia novamente, em frente à sorveteria Haagen Daz. Quando lá chegamos, D já nos esperava sentada em uma mesa do lado de fora, devidamente protegida do sol, tendo como companhia uma chinesa com um saco de plástico enorme nas mãos. Ela trazia mais bolsas falsificadas para minhas amigas verem, ainda resultado de nossa visita à loja de artigos falsificados na parte da manhã. No saco estavam as bolsas que minhas amigas tinham perguntado aos chineses se eles tinham e quem não estavam expostas. A chinesa ainda tentou mostrar as bolsas, mas ninguém estava interessado. Aproveitei a oportunidade para tirar fotos de uma piscina de plástico montada na praça em frente que servia de lago para pedalinho para crianças pequenas. Todos reunidos novamente, fomos para a van continuando nosso passeio de domingo por Xangai.