Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

AS BRASAS - SÁNDOR MÁRAI


Minha amiga Kitty me presenteou com o livro As Brasas, do escritor húngaro Sándor Márai. Como tinha muita coisa de trabalho para ler na época, deixei o livro na estante e confesso que esqueci dele. Ela até me deu outro livro meses depois. Na verdade, quem me lembrou do livro foi a própria Kitty, quando ficou hospedada em minha casa e o viu na estante, perguntando se eu tinha gostado. Separei As Brasas imediatamente para levar na minha viagem de férias. E foi durante os dez dias de viagem, em momentos de ócio no quarto, que devorei este excelente livro. Ele foi escrito na década de 40, mas ficou proibido na Hungria até os anos noventa. É um belo tratado sobre a amizade. Dois homens, muito unidos na infância/juventude, se separam sem motivo aparente e, após 41 anos, se reencontram, já na velhice, para um acerto de contas com o passado e com a amizade entre eles. Tocante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário