terça-feira, 12 de novembro de 2013

MAISON & JARDINS DE CLAUDE MONET

Às 13:45 horas da quinta-feira, dia 31 de outubro de 2013, descemos do ônibus em Giverny, em um estacionamento às margens da estrada chamada Chemin du Roy. Para alcançar o outro lado da estrada, há uma passagem subterrânea. Já do outro lado, tomamos a estrada, a pé, na direção Gasny, até a rue du Pressoir, onde viramos à esquerda. Já estávamos no circuito turístico da cidade. Como tínhamos lido que a Maison et Jardins de Claude Monet era concorrida e quanto mais tarde pior a fila, decidimos visitá-la em primeiro lugar. Ainda no ônibus, junto com o bilhete de ida e volta (€ 8), recebemos um mapa do local. A Casa de Monet fica na 84 rue Claude Monet, a via principal e onde estão praticamente todos os locais de interesse turístico. Como anunciado, havia uma fila de turistas saindo para a rua. No entanto, não precisamos enfrentar tal fila, pois Emi tinha comprado, pela internet, o ingresso conjugado para visitar tanto a Maison et Jardins de Claude Monet quanto o Musée des Impressionnismes (€ 18,20). Entramos pela passagem lateral, onde uma senhora conferiu os bilhetes previamente impressos em uma leitora de código de barras. Para acessar os famosos jardins, passe-se, necessariamente, pela loja de lembranças, com vários artigos com motivos que remetiam ao pintor impressionista. Deixamos para ver os produtos ao final da visita, indo direto para os jardins. Havia muitos turistas, principalmente por aquele ser o último dia de visitação no ano de 2013. Durante o inverno, os jardins não podem ser visitados. Por ser outono, as flores já não tinham perfume e muitas delas tinham suas pétalas queimadas pelo frio, mas ainda assim a beleza dos jardins impressiona. São dois jardins. O primeiro é o jardim de flores, chamado Les Clos Normand. Muito bem cuidado, com corredores que permitem um passeio pelos diversos canteiros, possibilitando uma boa observação de flores e folhagens. O segundo jardim é o Jardin d'Eau, a parte que mais desperta interesse, onde está o lago, a ponte japonesa e as ninfeias, cujo exemplar mais conhecido é o lótus. Obviamente que as ninfeias quase já não estavam floridas. Para chegar a esta parte do jardim, há uma passagem subterrânea toda em gradil de madeira verde. Do outro lado, o impacto visual é incrível, mesmo sem flores em abundância. Percorremos toda a trilha em volta do lago, parando para fotos, apreciando o cuidado dos jardineiros para com as árvores, admirando a beleza do lugar. Um jardim que transmite paz e tranquilidade. Vieram à minha mente alguns quadros de Monet que vi em museus que ali foram pintados. Depois de algum tempo nesta parte do jardim, retornamos para visitar a casa onde o pintor morou por 43 anos, hoje um museu. Há um sentido único para a visita, começando pela esquerda. Na casa, conhecemos os cômodos, com o mobiliário e objetos de decoração da época em que o pintor lá vivia, além de quadros nas paredes, muitos reproduções de obras de pintores famosos, cujos originais estão espalhados por museus de arte de várias cidades do mundo. Também há uma grande quantidade de desenhos japoneses, uma paixão de Monet. A visita é bem rápida. Duas coisas me chamaram a atenção: um gato de porcelana dormindo em uma almofada que enfeitava uma mesa no canto da sala de jantar, que tem os móveis amarelos, e a cozinha enorme e com muitas panelas de cobre. Emi, obcecado em tirar fotos com seu iPhone, não nos acompanhou nesta visita à casa, pois foi procurar uma tomada para carregar seu celular. Eu e Rogério ainda demos mais uma volta no jardim de flores parando para ver as diferentes espécies de galinha em um viveiro localizado ao fundo do local. Em seguida, fomos para a loja, onde compramos algumas lembranças. Interessei-me pela réplica do tal gato de porcelana, mas achei cara (€ 260), não comprando-a. Ficamos mais de uma hora e meia na Maison et Jardins de Claude Monet. Só a visita a este local valeu a viagem tumultuada que fizemos de Paris até Giverny. Foi um ótimo passeio em pleno dia em que completava 50 anos. Da Casa de Monet direto para o almoço, pois a fome gritava!!