sexta-feira, 8 de novembro de 2013

FOSSANO - UM ERRO, UM ACERTO

Castello dei Principi d'Acaja

Para o domingo, dia 27 de outubro de 2013, não tínhamos nada previamente agendado para a parte da manhã. Tanto Silvia, quanto Sandro, nossos guias nos passeios de sexta-feira e de sábado, nos indicaram conhecer algumas pequenas cidades da região. Entre elas estava Grinzane Cavour, com menos de dois mil habitantes, onde também há um castelo que pode ser visitado, tem uma bela vista da região e em seu interior há um restaurante com uma estrela Michelin. Ainda no sábado, quando retornamos da caça às trufas, tentamos fazer uma reserva no restaurante, o Ristorante Al Castello, do chef Alessandro Doglione, mas estava completo. O concierge do Hotel Calissano nos deu a dica de tentarmos a sorte, chegando lá um pouco mais tarde. Foi o que decidimos. Assim, combinamos de nos encontrar na porta do Hotel I Castelli, pois ele ficava no caminho da saída de Alba. Como não tínhamos pressa, marcamos às 10 horas. Acordei cedo no domingo. Olhei pela janela. O movimento de ônibus e carros no estacionamento público em frente ao hotel não era tão intenso quanto do dia anterior. Desci para o salão do subsolo onde já estavam Emi e Rogério tomando café da manhã. No horário marcado, nós três estávamos prontos, do lado de fora do hotel, aguardando Vera e Cláudia. Assim que elas chegaram e todos estavam acomodados no 500 L, o endereço do Castello di Grinzane Cavour foi colocado no Google Maps. Coordenadas definidas, seguimos nossa viagem. O tempo estava nublado, mas não chovia. O tempo estimado de viagem indicado pelo aplicativo era de 47 minutos. Passamos por várias pequenas vinícolas, por cidades pequenas, até o Google Maps nos comunicar que tínhamos alcançado nosso destino. Achamos estranho, pois a cidade não tinha colina e nem vimos nenhum castelo. Escolhemos um lugar para estacionar no que nos pareceu o Centro da cidade. As ruas estavam desertas. Nenhuma loja, café ou restaurante estavam abertos. Ao longe, vimos um aglomerado de pessoas em frente a uma grande igreja. Fomos para lá. Era a principal praça da cidade, a Piazza Manfredi. A igreja estava aberta, o que nos permitiu conhecer o seu belo interior, com várias pinturas e afrescos. Ao sair, procurei uma placa para saber qual era o seu nome. Ao ler a placa, Cattedrale di Santa Maria e San Giovenale, descobri que não estávamos em Grinzane Cavour, mas sim em Fossano. Já que ali estávamos, fomos conhecer o restante da cidade. A catedral, também conhecida como Duomo di Fossano, data de 1771. Sua fachada é em tom avermelhado, diferente de seu campanário, em cor bem mais clara. Na mesma praça está o imponente Palazzo Comunale, sede da prefeitura local. Seguimos em frente até chegarmos em outra igreja, também com fachada avermelhada. O mesmo pessoal que estava em frente à catedral, agora estava saindo desta igreja. Entramos. Um senhor nos abordou perguntando de onde éramos. Respondi que éramos brasileiros. Ele abriu um largo sorriso, disse que podíamos ver tudo lá dentro, salientando que aquela igreja era particular, não pertencia à diocese. A igreja é a Chiesa della Santissima Trinità, construída entre 1723 e 1728. Seu interior é bem mais claro do que o da catedral. Uma exposição de vestimentas clericais acontecia nos corredores laterais da igreja. Assim que saímos, o senhor fechou as suas portas. Contíguo à igreja fica um hospital, cuja fachada segue o seu estilo. Um belvedere à esquerda da igreja nos permitiu ver uma parte da cidade. Tomamos a direção do hospital, na Via Ospedale Maggiore, virando a primeira à direita, pegando a Via Lancimano, sempre observando as edificações antigas, parando para uma foto aqui e ali. Esta via desemboca em uma praça, a Piazza Castello, onde está o Castello di Fossano ou Castello dei Principi d'Acaja. Não impressiona por fora. Tentamos entrar, mas ele não estava aberto para visitação pública. Conseguimos ver apenas seu primeiro pátio interno. Já conformados que tínhamos chegado em cidade errada, resolvemos voltar, parando para almoçar em um restaurante que Cláudia tinha indicação no vilarejo de Pollenzo. Retornamos para a Via Roma, onde tínhamos deixado o carro, fazendo uma parada estratégica para ir ao banheiro e tomar um providencial café no Caffè Roma. Mais uma cidade no nosso currículo, graças ao erro do Google Maps. Depois, pesquisando na internet, descobri que entre Alba e Fossano são 36,6 Km, percurso que se faz, em média, em 47 minutos, o que demonstra que o Google Maps pode não ter indicado a direção errada. Talvez o endereço digitado tenha sido errado e como nestas cidades as ruas tem o mesmo nome, aí pode estar a confusão. Entre Alba e Grinzane Cavour, para onde queríamos ter ido, a distância é bem menor: 10,3 Km, trecho que se faz em 15 minutos de carro. De qualquer forma, foi um erro com acerto, pois Fossano é uma cidade com construções medievais e muito bem conservada. Entramos no carro, colocamos o endereço do tal restaurante no Google Maps e seguimos na direção indicada. Já passavam das 13:30 horas e a fome dava sinais de existência. Chegamos rápido, pois o restaurante ficava em Pollenzo, vilarejo pertencente à cidade Bra. No endereço indicado não havia nenhum restaurante. Ninguém na rua para perguntarmos. Demos meia volta, quando vimos uma senhora varrendo um quintal. Paramos, perguntamos sobre o restaurante e ela nos disse que ele havia fechado há dois anos. Questionada sobre outro local para almoçar, ela nos respondeu que tinha um restaurante sempre movimentado no hotel que ficava em frente à sua casa. Era o elegante Albergo dell'Agenzia, para onde nos dirigimos. Era hora de almoçar.