quarta-feira, 6 de novembro de 2013

BAROLO - UM PASSEIO PELA CIDADE

Barolo é tão pequena quanto Barbaresco, tendo também menos do que 700 habitantes. Assim, percorrer suas ruas antigas e bem conservadas é rápido. Ficamos em torno de uma hora nesta cidade do Piemonte, famosa mundialmente pelo vinho produzido com a casta nebbiolo, cujo nome, assim como em Barbaresco, a cidade lhe empresta. A cidade é tão organizada que há um estacionamento público localizado na Piazza Colbert, onde param os ônibus e carros que chegam trazendo turistas. Durante a primavera e o outono, acontece todos os domingos uma feira na qual produtos da região podem ser degustados e comercializados. Como não era domingo, não conhecemos esta feira. A van nos deixou no início da Via Roma, de onde já se vê o imponente castelo que toma conta da paisagem urbana da cidade. E foi para este castelo que rumamos. Na subida, passamos em frente à famosa Vinoteca Marchesi di Barolo e do curioso Museo dei Cavatappi, um museu dedicado aos saca-rolhas. Pelo adiantado da hora, estava fechado. O Castello dei Marchesi Falletti faz parte da rota de castelos do Piemonte. A construção sofreu várias intervenções ao longo dos séculos, mas ainda conserva uma estrutura de seu início, no Séc.X. Hoje, ele abriga o Museo del Vino e a sede da Enoteca Regionale de Barolo. Fizemos várias pausas para fotos. Antes de chegar na Piazza Falletti, uma praça que se abre em frente à entrada principal do castelo e onde também está localizada a Chiesa San Donato (Igreja de São Donato), na beira do muro, tem-se uma linda vista das colinas tomadas por vinhedos nos arredores da cidade. Do lado oposto deste muro, existe um belvedere que nos permite ver as ruas e prédios antigos de Barolo. Após mais fotos, retornamos para a Piazza Castello, onde nos perdemos por pequenas vias, apreciando o casario bem conservado, repleto de restaurantes e lojinhas de souvenir. Descemos pela Via Acqua Gelata, dominada por cafés. As placas com o nome desta rua são de mármore pintado que também indicam o antigo nome da via, que outrora se chamava Via del Teatro. Chegamos na Piazza Colbert, onde a van nos aguardava. Era hora de voltar para Alba, distante apenas 13 quilômetros de Barolo. No caminho, cada um acabou de acertar o que devíamos para Silvia, a guia da Tasting Tours. Como já tínhamos pago, individualmente, € 84 via PayPal no mês de agosto, cada um pagou, em dinheiro, mais € 196, valor que compreendia não só o tour desta sexta-feira, como também as visitas e degustações nas duas vinícolas, além da caça às trufas brancas programada para a tarde do sábado. Silvia fez uma reserva para nós jantarmos naquela noite em outra cidade da região, no restaurante Le Torri, localizado em Castiglione Falleto. Jantar marcado para 21 horas. A van nos deixou no Hotel I Castelli, onde eu, Rogério e Emi estávamos hospedados em Alba, seguindo com Vera e Cláudia para o Hotel Calissano. Despedimo-nos de Silvia, pois ela não seria nossa guia na caçada de sábado, combinando com Vera e Cláudia de nos ver novamente às 20 horas, quando elas passariam em nosso hotel, já que estavam com um carro alugado desde quando chegaram na Itália. Hora de um longo banho relaxante.