Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

LE MEURICE - GASTRONOMIA EM PARIS (FRANÇA)

Endereço: 228 rue de Rivoli, Hôtel Le Meurice, Paris, França (www.dorchestercollection.com).

Contato: +33 01 44 58 10 55 - restaurant.lmp@dorchestercollection.com

Especialidade: culinária francesa, sob o comando do chef Alain Ducasse.

Quando fui: noite de 31 de outubro de 2013, quinta-feira. Éramos 04 pessoas, com reserva feita antecipadamente por e-mail com mais de um mês de antecedência. Reserva confirmada para 20:30 horas. Fomos acomodados em uma mesa no centro do salão. Todas as demais mesas já estavam ocupadas. Salão único, com decoração clássica. Iluminação em tom amarelado. A decoração das mesas era feita com legumes e frutas frescos. Ficamos mais de duas horas e meia no restaurante.


saguão que dá acesso ao restaurante

Serviço: serviço impecável, desde a recepção, até o momento em que deixamos o restaurante. Garçons atenciosos, a maioria deles bem jovens. A maitre que nos atendeu, uma espanhola, foi muito simpática, explicando todos os pratos que tínhamos dúvidas. Sua explicação foi precisa, mas de maneira bem descontraída. Menu enxuto e carta de vinho extensa. Não há wi-fi no salão, apenas nas demais dependências comuns do hotel. Os pratos foram chegando à mesa nos tempos corretos. Não ficamos em nenhum momento sem comida na mesa. Couvert, entrada, prato principal, sobremesa, chá e café foram servidos em intervalos suficientes para não sentirmos o tempo passar. O inconveniente é a localização dos banheiros, que ficam na área comum do hotel, tendo que sair do restaurante, cruzar o Dalí, um bistrô mais descontraído também no hotel, até chegar aos elegantes e perfumados toilettes.

O que bebemos: duas garrafas de água sem gás Evian ( 10 a garrafa de 1,5 litros) e uma garrafa do vinho tinto francês Château Verrerie 2004 ( 105). Vinho excelente, com perfeita harmonização com meu prato principal, uma carne de cordeiro. Ao final, um café espresso ( 14)

O que comi: começamos com o couvert da casa: pães artesanais, cortados em fatias na frente de cada mesa, e manteiga, com e sem sal. Simples e muito saboroso. Em seguida, dois mimos do chef. O primeiro foi um mini sanduíche tostado com queijo e presunto. Uma espécie de tostex com um leve toque de flor de sal e polvilhado com ervas. Perfeito, com gostinho de quero mais. O segundo mimo foi servido em uma panela de ferro colocada ao centro da mesa. Dentro, uma grossa cama de arroz grudado dava suporte para uma variedade de legumes da estação cozidos no vapor. Ao lado da panela, molho pesto para mergulhar os pequenos pedaços de legumes. Este prato era para compartilhar, no melhor estilo chinês. Legumes sem tempero, preservando o sabor natural de cada um deles. Outro prato simples, mas saboroso. Foi a vez de chegar minha entrada: foie gras ( 90). Muito bem servido, acompanhado por folhas e outros miúdos de ganso. O sabor do foie gras estava leve, derretendo na boca. Quanto aos miúdos, achei-os dispensáveis. Como prato principal, um agneau épicé et artichauts ( 105). A carne de cordeiro foi servida em tiras, bem rosada, com um molho de especiarias que potencializou o seu sabor. Ao lado, uma vasilha com alcachofras cozidas, servidas mergulhadas em uma espécie de sopa grossa de quinoa. Sensacional. Pulei a sobremesa, indo direto para o café.


mini sanduíche tostado com queijo e presunto


legumes cozidos no vapor


foie gras


agneau épicé 


artichauts

Valor que me coube no total da conta: € 275.

Minha avaliação: * * * * 1/2. Jantar especial, em comemoração a 100 anos: meus 50 anos e os 50 de Emi. Escolha perfeita. Jantar magnífico. O Le Meurice ostenta três estrelas Michelin e ocupa o 99º lugar na lista 2013 dos melhores restaurantes do mundo segundo a revista britânica The Restaurant.

Gastronomia Paris (França)

Nenhum comentário:

Postar um comentário